Pesquisa-Extensão

PESQUISA

É necessário propiciar ao aluno atividades que vão além daquelas vinculadas ao ensino propriamente dito, as quais serão designadas por atividades de formação complementar. Daí a importância de se estabelecer um programa de iniciação científica no qual, o estudante possa vir a ser estimulado a estar utilizando o conhecimento científico na forma de pesquisas aplicadas.

O programa de iniciação científica procura atribuir bolsa de estudo para estudantes além de buscar trabalhar com estudantes voluntários. A expectativa é a de estimular nos estudantes do Curso de Licenciatura Plena em Química o interesse em estar desenvolvendo trabalhos que, ao mesmo tempo, proporcionam uma visão mais aprofundada sobre a futura profissão permitam uma maior inserção na comunidade e sua realidade.

As linhas de pesquisa do programa, atualmente, têm por objetivo integrar as diversas áreas da Química, proporcionando uma maior vivência dos conteúdos estudados em sala de aula. Este formato obedece ao modelo de programa instituído pelo CNPq procurando alinhar as linhas de pesquisa, projetos desenvolvidos e alimentar o currículo Lattes, definindo prioridades nos temas e no formato da condução dos projetos de pesquisa.

O Programa de Iniciação científica tem como missão a construção da cienticificidade entre os jovens estudantes de Química do ILES/ULBRA. E tem como objetivo de inserir os alunos nos projetos de pesquisas dos professores e dos grupos de pesquisa que estão sendo constituídos, tornando mais frutífero o esforço conjunto de professores e alunos. Tal prática fortalece, por conseqüência, as linhas de pesquisa. Há também os projetos interdisciplinares que se caracterizam em proporcionar aos alunos do curso a participação na pesquisa voltada para a aprendizagem que vislumbre a autonomia intelectual do discente.


EXTENSÃO

A extensão se vincula ao ensino e à pesquisa e contribuí eficazmente como meio de divulgação de novos conhecimentos, ela se firma como um instrumento de caráter educativo e social. Outras possibilidades para extensão é o resultado do trabalho desenvolvido pelo estágio curricular supervisionado oportunizando aos alunos colocar em prática as teorias e discussões abordadas em sala de aula e desenvolvidas por meio de projetos de estágio, além disso, oferece bases conceituais para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa pautado nos problemas sociais, evidenciados pelos cursos de extensão.

O curso de Licenciatura Plena em Química tem como premissa, manter um elevado grau de envolvimento com a comunidade local de forma a caracterizá-la como extensão da sala de aula. Tanto as disciplinas convencionais, quanto o Estágio, Extensões e as Semanas Acadêmicas possibilitarão uma real integração entre a área acadêmica, os problemas sociais e a vida profissional. Os projetos em andamento do curso Licenciatura Plena em Química, desenvolvidos com a participação efetiva dos alunos do curso, ressaltando ainda, que os projetos não se concretizariam sem esta participação, são.

Projeto – Espaço Ciências
Nesse projeto, os alunos estagiários e o professor coordenador do projeto recebem alunos das escolas da cidade para realização de aula prática de Ciências/Química e apresentação dos laboratórios da instituição. São também ministradas aulas com softwares específicos de Química, no laboratório de informática. Os alunos do curso de Química planejam e executam as aulas. Em 2006 foram atendidos 185 alunos de escolas públicas de Itumbiara.


Projeto – QuiAjuda
Esse projeto teve sua primeira atividade em 2006. os alunos das disciplinas de estágio supervisionados elaboraram aulas de química utilizando jogos e peças teatrais. Esse trabalho foi apresentado em uma escola pública de Itumbiara, José Flávio Soares. Na ocasião os alunos levaram para a doação material escolar para os alunos carentes da escola. Todos os alunos e docentes do curso de química estiveram no evento. A partir de então esse evento faz parte das atividades de extensão do curso de Química, onde os alunos poderão aplicar seus conhecimentos, propor metodologias de ensino, conhecer a realidade das escolas públicas e se interagir com os colegas do curso.

Projeto Cidadania ULBRA.
Tal projeto iniciou seu desenvolvimento em 1999, junto ao Bairro São João. Na época, todos os cursos da Instituição desenvolveram ações, sempre considerando as necessidades dos moradores do bairro. O curso de Química se preocupou com a problemática do lixo depositado nas ruas. À medida que os trabalhos foram sendo desenvolvidos, outros levantamentos são realizados para a implementação de novas ações. Atualmente, este projeto é desenvolvido na própria IES por meio da alfabetização de jovens e adultos que tem a participação de alunos das licenciaturas, em específico Pedagogia, como monitores. O público atendido se refere aos funcionários da própria instituição, participantes do programa Saúde e Movimento, e moradores no entorno da instituição.

Cursos de extensão
O curso mantém um calendário permanente de cursos de extensão, aberto para a comunidade acadêmica e comunidade em geral. Um desses cursos é realizado na Indústria Experimental de Química, IEQ, e tem como objetivo possibilitar aos alunos do curso de Química. Nesse curso há atendimento alunos do curso de Química durante a semana, onde eles atuam como estagiários, e nos fins de semana à toda comunidade acadêmica, alunos de escolas e público em geral. Um dos objetivos é possibilitar aos alunos do curso de Química um aprofundamento prático dos conteúdos curriculares, na forma de atividades complementares, aplicadas e interdisciplinares.

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